Buscar
  • USP Mining Team

Geofísica na Mineração

Atualizado: 24 de Dez de 2019

Você sabe o que é Geofísica?

A Geofísica é uma área multidisciplinar que estuda os fenômenos físicos do nosso planeta, desde sua superfície, até o seu núcleo. Para isso, a área investiga algumas propriedades da Terra, como o calor, magnetismo, radioatividade, eletricidade, gravidade, etc. Essa ciência engloba a física e a geologia, utilizando ferramentas como a programação, para analisar diversas zonas da Terra: desde a área mais fina da crosta terrestre, onde há recursos importantes para a vida humana, como petróleo, minerais e água; até áreas mais profundas, onde são realizados estudos sobre a tectônica de placas, por exemplo.

Com isso, você provavelmente já deve ter percebido a importância da Geofísica para a mineração, não é? Com certeza! Ela é extremamente importante para aspectos da prospecção mineral como descoberta de novas jazidas a partir do mapeamento geológico da região, confirmação de hipóteses geológicas e estipulação de extensão de jazidas. Para exercer essas funções importantes, a Geofísica utiliza algumas técnicas capazes de obter resultados precisos, muito necessários à mineração, como:


  • Método da Polarização Induzida: busca-se detectar a presença de material polarizável, para isso, é induzido no solo um fluxo iônico que interage com minerais metálicos e determinadas rochas, como sulfetos e grafita. Uma corrente elétrica é aplicada, e quando ela é cessada os íons provocam uma polarização induzida, detectada através da diminuição da voltagem aplicada.

  • Método da Eletrorresistividade: utiliza-se para investigar alvos geológicos de interesse, uma corrente elétrica artificial que é introduzida no terreno através de dois eletrodos, com o objetivo de medir o potencial gerado em outros dois eletrodos, sendo que a diferença entre a resistividade vai indicar a possível presença de minerais investigados.


Além desses métodos, pode-se citar as sísmicas de refração e reflexão, método magnetotelúrico e métodos eletromagnéticos. Todos os métodos citados são amparados pelo auxílio de softwares específicos, muito necessários na Geofísica.

Com todas essas informações, é facilmente compreensível a dimensão da importância da Geofísica na mineração, com ela evita-se custos desnecessários a partir da correta identificação de jazidas, assim como a correta identificação de estruturas geológicas permite que as minas possam ser dimensionadas de acordo com as características do solo. Todas essas vantagens são indispensáveis para a mineração, sendo que as grandes mineradoras investem em profissionais e serviços geofísicos, eliminando assim as incertezas e aumentando a segurança do empreendimento mineiro.

52 visualizações

Equipe USP Mining Team 2019