Buscar
  • USP Mining Team

ESG: um caminho para a mudança da visão da sociedade sobre a mineração



A sigla ESG remete às práticas ambientais, sociais e de governança (Environment, Social, Governance). Estes temas são importantes para empresas de qualquer setor, principalmente do ponto de vista de acionistas: uma empresa ESG é aquela que possui modelos de negócios com destaque para sustentabilidade e responsabilidade social. Assim, a empresa ganha confiança do investidor ao demonstrar sua preocupação com relação ao meio ambiente e sociedade que está inserida.


Historicamente, a mineração é vista como uma atividade extrativista com impactos gigantes no meio ambiente e na sociedade. Em contrapartida, atualmente não é mais aceitável para as mineradoras realizarem suas atividades com danos sérios ao ambiente e cada vez mais aspectos sociais estão assumindo um papel importante para a escolha de acionistas. A tecnologia aliada com a cultura ESG pode ser um caminho para a mudança de visão da sociedade quando o assunto tratado é mineração.


Meio Ambiente


O tema meio ambiente está em voga no Brasil na última década: em 2015 o acidente da barragem de Mariana foi o primeiro grande alerta para a área de meio ambiente. Em seguida, no ano de 2019, outro desastre ocorreu: o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

Ambos desastres serviram de exemplo de como é necessário que práticas ambientais estejam incluídas em modelos de negócios de empresas e mais do que isso, que façam parte da cultura da empresa como um todo. Alinhamentos entre gestão de meio ambiente, planejamento de mina e fechamento de mina são essenciais para qualquer empresa mineradora. Porém, uma supervisão apenas interna pode não ser o suficiente e assim, a fiscalização não pode ser negligente, independente do órgão responsável.


Social


Um dos grandes avanços nesse campo é a licença social para a operação, imprescindível para a extração. Esta licença é um acordo firmado entre a comunidade local e a mineradora, no qual a primeira parte consente e autoriza a atividade da segunda. A vantagem para a comunidade é por meio do incremento da renda local, criação de novos empregos, os quais podem ser reservados para a população local, suporte e criação de iniciativas para desenvolvimento humano, como cursos profissionalizantes, estruturas de ensino para jovens e suporte financeiro para negócios locais.

Outro assunto que está contido no tema social é em relação à segurança dos trabalhadores. O mundo caminha para uma mineração mais segura e em busca de uma indústria sem acidentes fatais. De maneira geral, acidentes fatais estão diminuindo ao redor do mundo, parte da conscientização da segurança como cultura. O gráfico a seguir indica o número de mortes em minerações nos Estados Unidos da América (excluindo minerações de carvão) no período de 2004 a 2019.



Governança


A governança engloba áreas como relações entre funcionários, gestão estrutural, compensação executiva e de empregados e políticas de combate à práticas de corrupção, incluindo esquemas de sonegação de impostos e proteção de dados (cibersegurança).

Além destes temas, um dos principais focos é tratar todos, com a inclusão de minorias de forma igual e justa. Como por exemplo, o conceito de igualdade de gênero ser aplicado na prática e pessoas do mesmo cargo receberem o mesmo salário independente do seu gênero.


É possível perceber como os três temas interagem entre si: uma mineração que possui boas práticas de governança e que não é corrupta, evita acidentes ambientais, os quais por sua vez poderiam causar danos sociais, como a saúde de seus funcionários e comunidades locais.

Assim, pode-se dizer que práticas ESG são requeridas no contexto atual e são importantes de fato para os investidores. Apesar disso, apenas a aplicação de medidas ESG não é sustentável em uma empresa de grande porte: o fator chave é a mudança de cultura, para que no longo prazo a mineradora seja realmente confiável nos temas de meio ambiente, sociedade e governança.



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo